26 de julho de 2011

Dia dos avôs!

agosto/2008

Casa dos avôs, quem não curte? Afinal, é o local onde a família se reúne (pelo menos sempre foi assim na minha família). Onde os primos se encontram e rola aquela bagunça boa.

Quem não tem uma comida ou um doce preferido, que só a avó sabe (sabia) fazer? Ah, aqueles doces de leites "roubados" ainda quentes.

Quem não tem histórias para contar das férias na casa dos avôs? Oh época boa, e feliz!
Eu não tive oportunidade de conhecer a minha avó paterna (ela faleceu antes de eu nascer), e perdi meu avô materno muito nova. Mas, curti os que Deus me permitiu conviver.

Minha avó materna era muito brava, a famosa baixinha invocada, não era carinhosa explicitamente, mas sentíamos seu amor, até mesmo nas suas broncas. Me recordo de quando tive caxumba, em plenas férias de verão, e ela me encheu de mimos e atenção. Foi uma mulher guerreira que criou oito filhos na roça, teve 23 netos.. E por aí vai.. Oh família (Lelis) grande e unida!

Meu avô paterno também nunca foi muito carinhoso, mas era um homem alegre e repleto de saúde.. Suas histórias eram fascinantes, e tínhamos prazer em ouvi-las, sempre! Ele saiu do sertão de Sergipe para tentar a vida em Minas Gerais, e assim conseguiu. Teve três filhos e quatro netos. Perdeu sua amada esposa e sua única filha, e nunca deixou isso o abalar.

Ele é um exemplo que levo pra vida toda. Nunca vi ele brigar com ninguém e nem reclamar (e olha que morei com ele desde os meus oito anos), não é atoa que ele nunca tomou remédio controlado e viveu até 102 anos. Foi o bombeiro mais velho de MG e teve a honra de ser homenageado, em vida, várias vezes.
Infelizmente, não tenho mais nenhum dos meus avôs pertinho de mim. Mas, levo eles, e seus exemplos, no meu coração.


Um comentário:

  1. Eu queria ter conhecido pelo menos um dos meus avós, não tive a oportunidade.
    Deve ser bom d+ ir pra casa deles fds, férias....
    Obrigada pelo comentário no texto do meu blog. Tô nas nuvens. hehehehe
    Saudade!
    Bjus

    ResponderExcluir

=)